Mantendo o estado global de uma maneira sã com rel-events

Luciano Ratamero - Thursday, September 19, 2019

Manter uma aplicação react grande e complexa não é um trabalho pra amadores. Não importa o que você escolher para lidar com a máquina de estados da aplicação, é quase certo de que é algo difícil de aprender, como redux, ou realmente complicado, como fazer uma camada de serviços na mão. Com o objetivo de fazer com que novas pessoas possam entrar fácil nos projetos, a galera da Labcodes decidiu que tava na hora de dar mais atenção e uma verdadeira solução pra esse tipo de problema. Nossa resposta foi criar a biblioteca rel-events.

Read more

Desacoplando a lógica de componentes React

Luciano Ratamero - Tuesday, July 23, 2019

for native english speakers, here's the translated post

Sempre que há um novo projeto baseado em React, grande parte dos devs frontend irão passar pelo ritual de configuração inicial. Padrões de implementação de estilos, desacoplamento de componentes e estrutura de diretórios irão emergir - nem sempre pro bem. O pior é que todo dev frontend que eu já vi irá resolver o maior problema de todos, o problema de desacoplar lógica de negócio, de uma forma diferente. Em um esforço para criar uma padronização e resolver a questão da camada de domínio aqui na Labcodes, eu pesquisei um bocado e achei uma forma boa e sustentável para lidar com requisições e processamento de dados. O resultado: react-redux-api-tools.

Read more

#ajudaLuciano  —  como escrever um post de blog

Luciano Ratamero - Wednesday, July 3, 2019

Escrever texto é muito difícil. Pra nós programadores, as coisas muitas vezes fazem total sentido dentro da nossa cabeça de uma maneira intuitiva. Mesmo assim, colocar as ideias no papel parece ser uma tarefa monumental. Eu, no entanto, nunca tive muito problema: sou formado em jornalismo (muahaha >:D). Vim aqui compartilhar com vocês algumas das coisas que me ajudam a escrever um post ou formatar uma palestra. Vamos lá!

Read more

usando streamlabs com OBS no linux

Luciano Ratamero - Friday, January 4, 2019

ultimamente eu ando assistindo a muitos canais no twitch durante meu tempo livre. mesmo que tenha algo pra fazer ou só esteja cansado demais pra pensar, acabo sempre deixando uma aba aberta; mas é sempre com algo relacionado a algum jogo eletrônico. pensando nisso, tenho tido bastante vontade de começar a fazer streams de desenvolvimento de código.

mas se é pra fazer streams, é importante se manter em contato com quem tá ali contigo, te assistindo ou seguindo, e se faz necessário o uso de alertas visuais e sonoros pra certas interações do usuário, como novos assinantes ou doadores. pra suprir essa demanda, o pessoal da streamlabs oferece sua versão open source do Open Broadcaster Studio, o famoso OBS, com suas alterações, facilitando a vida de quem faz transmissões ao-vivo.

só tem um problema: não funciona no linux.

Read more