usando streamlabs com OBS no linux

2019-01-04

Logo do Streamlabs, do Linux e do OBS

edit: as versões de grande parte das distros, além da snap, já vêm com suporte a Linux Browser, então verifique antes de ler o post!

ultimamente eu ando assistindo a muitos canais no twitch durante meu tempo livre. mesmo que tenha algo pra fazer ou só esteja cansado demais pra pensar, acabo sempre deixando uma aba aberta; mas é sempre com algo relacionado a algum jogo eletrônico. pensando nisso, tenho tido bastante vontade de começar a fazer streams de desenvolvimento de código.

mas se é pra fazer streams, é importante se manter em contato com quem tá ali contigo, te assistindo ou seguindo, e se faz necessário o uso de alertas visuais e sonoros pra certas interações do usuário, como novos assinantes ou doadores. pra suprir essa demanda, o pessoal da streamlabs oferece sua versão open source do Open Broadcaster Studio, o famoso OBS, com suas alterações, facilitando a vida de quem faz transmissões ao-vivo.

só tem um problema: não funciona no linux.

sempre há um jeitinho

pra esses casos, o streamlabs oferece uma url pra uma página que exibe esses alertas - o que chamam de Alert Box. pra você achar o endereço do seu, faça login no streamlabs, clique em Widgets, depois em Alert Box. nessa página, você terá a opção de copiar a url da página de alertas.

Lugar do site onde achamos a URL da página de alertas

com isso em mãos, tudo que a gente precisa fazer é abrir uma página web dentro do OBS como uma fonte de vídeo. é aí que entra o pulo do gato.

obs-linuxbrowser

obslinuxbrowser no Github

o usuário bazukas publicou no github esse plugin lindo que faz todo o trabalho, o obs-linuxbrowser. o plugin usa o chromium por baixo dos panos pra conseguir usar uma página web como input de vídeo no OBS - e esse sim funciona no linux!

supondo que você já tenha o OBS instalado, pra usar o plugin, é só baixar a versão mais nova da página de releases e descompactar ela pra pasta de plugins do OBS. essa pasta geralmente fica em ~/.config/obs-studio/plugins.

resumindo:

  • baixe o plugin
  • mkdir -p ~/.config/obs-studio/plugins/
  • tar -zxvf linuxbrowser0.5.2-obs21.1.2-64bit.tgz -C ~/.config/obs-studio/plugins/

com isso, uma nova opção de fonte irá aparecer no menu de fontes do OBS, chamada Linux Browser.

Onde clicar para adicionar o Input

basta adicionar clicando no +, selecionar Linux Browser e colocar como url a sua url de Alert Box.

Tela de config do Linux Browser

vale a pena também testar e ver se ela aparece no OBS; comigo funcionou de primeira!

Teste dos alertas

por hoje é só! se tiverem dicas ou sugestões pra melhorar esse texto, só me cutucar nos comentários. abraços!